10 novembro 2014

Entrevista Com Victor Surge

A seguir, uma entrevista com Victor Surge, o criador do Slender Man, feita em 2011 pelo blogueiro denominado Tomberry. Victor Surge deu origem a lenda em 2009 no fórum Something Awful enquanto participava de um concurso de manipulação de fotos. (Saiba mais lendo Victor Surge - A Mente por Trás do Slender Man e 5 Fatos Sobre Victor Surge, O Criador do Slender Man)


Tomberry: Por favor, fale um pouco de si. Quem é Victor Surge? A quanto tempo ele tem estado ativo na SA (Something Awful)?

Victor Surge: Eu fui um usuário por cerca de quatro anos, mas eu também espreitava em fóruns desde '99. Eu não sou uma grande atração, mas passei alguns anos em goonfleet de EVE Online e gastei muito tempo lendo tópicos nos fóruns. Eu não tenho estado ativo na Internet pelo fato de que eu geralmente tenho um monte de coisas na vida real acontecendo.

Tomberry: Voltando em junho de 2009, 2010 para ser mais preciso, o que o motivou a participar do do concurso "criar imagens paranormais" nos fóruns Somethingawful?

Victor Surge: Foi muito espontâneo. Eu vi algumas das fotos nesse segmento e apenas decidi fazer algo que eu mesmo considerasse assustador.

Tomberry: Qual foi a sua fonte de inspiração na criação de suas duas primeiras fotos que demonstram uma figura estranha que você chama de "The Slender Man"? Como as pessoas reagem a isso?

Victor Surge: Eu fui principalmente influenciado por HP Lovecraft, Stephen King (especificamente seus contos), as imaginações surreais de William S. Burroughs, e alguns jogos do gênero survival horror; Silent Hill e Resident Evil. Eu sinto que as influências mais diretas foram de "That Insidious Beast" de Zack Parsons, a curta história de Steven King "The Mist", um conto SA em relação a "The Rake", os relatórios dos chamados Shadow People, Mothman, e o "Mad Gasser" de Mattoon . Eu usei-os para formular algo cujas motivações mal podem ser compreendidas e que causa mal-estar geral e terror em uma população geral.

A reação foi surpreendentemente boa, então eu continuei fazendo imagens com base no Slender Man.

Tomberry: Qual foi sua reação quando as pessoas começaram a criar imagens e histórias sobre o seu mito recém-nascido, paralelamente com as suas? Você achou que ele iria ficar muito popular e se espalhar por outros sites (4chan, Kongregate, Facepunch...) tão rapidamente quanto o fez, ganhando o status de "Lenda Urbana de Internet" e se tornar um meme?

Victor Surge: Foi incrível ver as pessoas criando a sua própria pequena parte do Slender Man, a fim de perpetuar a sua existência.

Eu não esperava que ele se movesse além dos fóruns SA. E quando o fez, eu achei interessante observar como uma espécie de versão acelerada de uma lenda urbana. Ele difere do conceito prévio da lenda urbana na medida em que está na Internet, e isso tanto ajuda e prejudica o status do Slender Man como uma. Na minha opinião pessoal, uma lenda urbana requer um público ignorante sobre a origem da lenda. Ele precisa ser inverificável por um terceira e quarta mão (ou mais) para perpetuar o mito. Na Internet, ninguém está a par de suas origens como evidenciado pelo segmento público no SomethingAwful. Mas o que é engraçado é que, apesar disso, ainda se espalha. Memes de internet são coisas meticulosas e fazendo alguma coisa no lugar e na hora certa ele pode crescer em uma "Lenda Urbana da Internet".

Tomberry: Você sabe algo sobre os usuários "Ce Gars" e "KickYouInHalf", ou totalmente, sobre o projeto em si Marble Hornets?

Victor Surge: Houveram vários e-mails, mas eu não os conheço pessoalmente.

Tomberry:  Você quis ajudar com essa série de vídeos (atualmente, com mais de 26 episódios)? Foi mais de um tributo ao seu trabalho? Qual foi sua reação em relação a ela e sua própria popularidade como uma série no Youtube?

Victor Surge: Eu não tinha nada a ver com a sua série de vídeos ou qualquer outra que pode ter qualquer coisa aparentemente a ver com o Slender Man. Eu estou mantendo meus projetos junto ao peito (em um saco plástico com o resto dos meus órgãos). Espero que outros grupos criem novos conceitos e façam uma série de vídeos. Não necessariamente uma série de terror ou algo sobre o paranormal, mas produções que usam todos os tipos de assunto e em vários gêneros. Eu acho que o ponto mais forte do projeto Marble Hornets está mostrando que você pode conseguir com este meio.

Tomberry: Um ano depois, as pessoas ainda parecem continuar a gostar do personagem Slender Man, o suficiente para fazer a equipe Marble Hornets considerar sobre uma nova temporada. Você ainda obtêm o reconhecimento de tempos em tempos sobre Slender Man? Reconhece que personagem mudou sua maneira de navegar na web?

Victor Surge: Eu o faço de vez em quando, mas eu gosto de ficar misterioso.

Tomberry: Você tem alguma coisa a acrescentar sobre o que já foi dito, ou qualquer última palavra que você gostaria de dizer aos leitores?

Victor Surge: Antes você tinha anjos e súcubos, e então fantasmas e espíritos, hoje temos shadow peoples e seres interdimensionais. O Slender Man, e outras entidades recém-criadas, são apenas a mais recente adição na progressão de uma longa, e muito real, tradição humana.

Você o viu, agora você não pode deixar de vê-lo.

Tomberry: Muito obrigado mais uma vez pelo seu tempo.


Fonte: slenderman235

2 comentários:

  1. Sensacional, eu tive medo dessa coisa por muito tempo, aliás mesmo sabendo que ele não é real ainda tenho medo, tem uma mata pra baixo de casa e eu pretendo fazer um curta metragem de terror, e o slender foi uma das minhas idéias para usar no vídeo, se tudo sair legal acho que dá para oublicar rs, parabéns pelo blog, muito bom, conheci ele hoje, mas vou acomoanha-lo com mais frequência.

    ResponderExcluir