11 outubro 2013

O Que Torna Slender Assustador?


Sendo ou não fã do Slender Man, há uma grande possibilidade de que você já tenha jogado Slender: The Eight Pages. Um jogo indie que que mudou a jogabilidade de jogos de terror e veio a inspirar muitos outros do mesmo gênero. Para alguns, o jogo pode ter "perdido" a graça, mas para outros ele ainda continua dando bons sustos. Ou seja, há aqueles que ao jogar Slender não se surpreendem mais com as aparições do Slender Man e o clima que o jogo passa. Mais há uma pergunta, o que torna o jogo assustador?

O Ambiente

Logo no início do jogo, é notável que o personagem se encontra em uma floresta totalmente escura, iluminada apenas por uma lanterna. Não é coincidência, pois a creepy do Slender Man diz que ele é muitas vezes visto em florestas ou próximo à elas. Além disso, desde criança muitos de nós vemos florestas como lugares bem sombrios e há aquele medo das possíveis coisas que podem viver por lá.
A escuridão que toma o local impossibilita uma boa visão sobre o ambiente, isto muitas vezes faz com que o jogador pense no que pode estar se escondendo por lá, no caso o Slender Man.

A Criatura

Imagino que todos ficarão surpresos se eu disser que a criatura do jogo Slender é ninguém menos, ninguém mais que o próprio Slender Man (SQN). A figura do Slender Man não seria assustadora sem a intercepção de outros elementos no jogo, como por exemplo a estática. A estática, no jogo, é algo que se inicia quando Slender Man está próximo, e vai aumentando com a aproximação do jogador à ele. Ao nível máximo da estática, o jogador perde, sem contar o som que é produzido por ela.  Outra coisa são suas aparições espontâneas e a velha regra de "não olhe para trás, apenas corra", sendo que  quanto mais o jogador olha pra trás, mais o Slender Man irá aparecer, deixando o jogador sujeito ao medo de ser pego.

O Objetivo

Este pode ser considerado um dos elementos que tornam Slender assustador pois é o que desencadeia a tensão do jogo. Ou seja, pegar papéis? Não!! Mas, sim pegar 8 bilhetes espalhados por uma vasta área escura sabendo que o Slender Man está te perseguindo.
O fato de que estes bilhetes estão espalhados nos leva à uma longa caminhada em busca dos mesmos. Isto acaba por aumentar o clima de suspense e tensão do jogo.

A Falta de Armas

Nos momentos mais tensos, onde você dá de cara com o Slender Man, não há muito a ser feito, apenas correr. Algo que seria útil nessas horas, seria uma arma (arma branca, arma de fogo) ou algo do gênero tipo um spray de pimenta. É claro, que na tensão do momento você fica apavorado e mau consegue mirar, mais ainda sim, uma arma poderia fazer a diferença. Isto tem que ser analisado, já que se o Slender Man morrer o jogo acaba e isso o torna chato...

Ausência de Outros Fatores

Outros elementos que seriam de ajuda são: mapa, radar, medidor de saúde etc. Estes fatores são essenciais para poder guiar o personagem. A ausência destes elementos deixa o jogo sem explicações e mais survival horror. Há um mapa desenhado para ajudar na busca, no entanto, ele não esta introduzido no jogo.

6 comentários:

  1. tem um erro aí,Pedro.Você diz no tópico "O Objetivo" que o jogador precisa pegar 7 bilhetes,mas na verdade são 8(coisa que todos,que já jogaram,sabem)

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  2. A história do jogo é que o cara acorda no meio do mato(floresta) e não sabe onde ele está, para que diabos ele iria estar carregando um mapa/radar? Não é o que é conveniente, e sim, o que é lógico, como já diziam, a diferença entre a realidade e a ficção é que a ficção deve fazer sentido :v

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